terça-feira, 9 de setembro de 2008

Beba somente água pura


A água entra na composição do nosso corpo na proporção de 66% e faz parte de todos os nossos alimentos ,numa proporção média superior a 70%.
Suas funções no organismo são as segintes:
1. Faz parte integrante dos tecidos, como já dissemos ;
2. Facilta a digestão dos alimentos;
3. Serve de veículo a expulsão dos resíduos alimentares;
4. Age como agente termo-regulador.
A sede é normal bom guia, mas muita gente quase não experimenta a sensação de sede por estar mal-acostumado a não tomar água.
a aguá pura, que nunca deve ser tomada com a refeição, mas, sim, uma hora antes ou duas horas depois, estimula o metabolismo e aumenta o apetite.
O uso seis a oito compos de água pura por dia é de grande importancia para a saúde, pois obriga os rins a eiminar mais prontamente os residuos so metabolismo.
É preciso, naturamente, tomar tomar todo o cuidado para que a água de consumo seja pura. Em caso de suspeita, deve-se fazer uma investigação, enviando certa quantidade pra a análise científica correspondente.
As epidemias são amiúde resultantes da indiferença quanto a condição da água de consumo.
Não sendo própria para beber, a água oferece grande perigo para a saúde, já porque provém de fonte contaminada, já porque nós mesmos, pela nossa fata de cuidado, a contaminamos. Daí o tifo e outros distúrbios intestinais, alguns dos quais motíferos.
É muito perigoso beber água de poço, a menos que este seja bem protegido e seu conteúdo seja constantemente haurido.
A água pode, outrossim, ter sais em solução, bem como fragmentos vegetais ou outras quaisquer matérias.
A água que abastece as grandes cidades costuma ser depurada com cloro e seus derivados. Até peo gosto e pela cor se pode perceber que a água é corada.
Diante dos perigos a que nos achamos expostos, devemos, pois, no interesse da nossa saúde, acostumar-nos a beber água fervida ou filtrada.
Cada qual, por mais pobre que seja, pode comprar um filtro, e quem quiser pode também fazer uma para si: Basta adquirir um vaso de barro, introduzindo no fundo uma camada de cascalho e, por cima, outra de cascalho mais fino, depois uma camada de areia bem fina, tudo bem lavado. Pronto está o filtro. Pela abertura no fundo do vaso, faz-se escorrer a água filtrada.

Nenhum comentário: